1 - Aproveitamento de Estudos

1. Preencher o Formulário; (clique aqui);

2. Anexar a ementa e a bibliografia das disciplinas cursadas;

3. Anexar o Histórico Escolar;

4. Enviar um e-mail com o título/assunto "Aproveitamento de Estudos" junto com os arquivos digitalizados em formato PDF;

5. Enviar e-mail com cópia ao orientador e solicitar a anuência (no caso de alunos novos não se faz necessário);

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando o aproveitamento de estudos.

O pedido será analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH) se a documentação estiver completa.

 

 

2 - Aproveitamento de Estudos de Disciplinas cursadas como Aluno Especial

1. Preencher o Formulário de aproveitamento de estudos; (clique aqui)

2. Solicitar a declaração na Secretaria de Administração Acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) de que cursou as disciplinas;

3. Anexar a ementa e a bibliografia da disciplina;

4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

5. Enviar um e-mail com o título/assunto "Aproveitamento de Estudos - aluno especial" junto com os arquivos digitalizados em PDF.

O pedido será analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH) se a documentação estiver completa.

 

 

3 - Solicitação de Domínio Conexo

1. Preencher o Formulário (clique aqui);

2. Solicitar a assinatura do orientador no formulário;

3. Anexar a ementa e a bibliografia das disciplinas cursadas;

4. Anexar o Histórico Escolar;

5. Digitalizar o formulário em formato PDF;

6. Enviar um e-mail com o título/assunto da  "Domínio Conexo" junto com os arquivos digitalizados em PDF.

 O pedido será analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH) se a documentação estiver completa.

 

04 -  Pedido de Prorrogação

1.  Preencher o formulário de maneira completa (clique aqui);

2.  Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação do prazo;

3.  Carta do aluno e cronograma das atividades (entrega ao orientador, data da defesa e etc);

5. Envio para o/a orientador/a o status atual da Tese/Dissertação escrita até o momento;

6. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

7. Enviar um e-mail com o título/assunto: 'PEDIDO DE PRORROGAÇÃO - NOME DO DISCENTE'.

Observação Importante: Não será concedida a prorrogação para discente com pendência de créditos.O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

05 -  Agendamento/Marcação de Banca - Defesa de Dissertação/Tese/Projeto de Qualificação

1. Preencher o Formulário de maneira completa (clique aqui);

2. Colher o Currículo Lattes dos membros externos através do link http://lattes.cnpq.br/;

3. Preencher o formulário com os dados do membro externo;

4. Colher a assinatura do presidente/orientador;

5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

6. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' MARCAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE TESE/DISSERTAÇÃO/QUALIFICAÇÃO - NOME DO DISCENTE' .

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando aprovação da banca de defesa dissertação. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

06 - Envio de Dissertação e Tese 

1. Orientações para envio (clique aqui)

2. Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicos (clique aqui)

 

 

7 - Solicitação de Declaração de Aluno Regular, Comprovante de Matrícula e Histórico Escolar

Estas solicitações são emitidas de maneira digital.

Acesse o linkhttps://servicos.unb.br/documentodigital  (mesma matrícula e senha do MatrículaWeb)

Instruções: clique aqui

 

 

8 - Solicitação de Bolsa de Estudos 

1. Preencher o formulário de cadastro (clique aqui);

2. Preencher o Termo de compromisso (imprescindível a assinatura do orientador/a) (clique aqui);

3. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto : "SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS + O NOME DO ALUNO".

Observações:

Após o envio por e-mail, o Termo de Compromisso e o Formulário de Cadastro devem ser entregues fisicamente na Secretaria do PPGDH;

A conta deve ser do Banco do Brasil.

 

 

 

9 -  Trancamento do Semestre 

1. Preencher o formulário (clique aqui);

2. Parecer do orientador;

3. Exposição de motivos do aluno (clique aqui);

4. Digitalizar os documentos em formato PDF;

5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:" TRANCAMENTO DO SEMESTRE - PERÍODO xx/202x "

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando o pedido de trancamento do semestre. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

10 - Trancamento de Disciplina 

1. Preencher o formulário (clique aqui);

2. Carta de concordância do orientador;

3. Digitalizar os documentos em formato PDF;

4. Enviar um e-mail  ao programa com título/assunto: 'TRANCAMENTO DE DISCIPLINA - NOME DA DISCIPLINA'.

 

 

11 - Solicitação de Coorientação 

1. Carta do orientador indicando a coorientação;

2. Formulário preenchido pelo coorientador (clique aqui);

3. Currículo Lattes atualizado do coorientador;

4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: "COORIENTAÇÃO - MESTRADO/DOUTORADO".

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH). E posteriormente Homologado pelo Colegiado do Programa.

 

 

12 - Licença Maternidade 

1. Formulário com a solicitação (clique aqui);

2. Carta de anuência do orientador;

3.  Certidão de nascimento;

4. Atestado médico;

5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

6. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' LICENÇA MATERNIDADE - NOME DO DISCENTE '

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH)

 

 

13- Cursar Monitoria 

1. Verificar o prazo no calendário acadêmico oficial da UnB (http://www.saa.unb.br/pos-graduacao/65-calendario-por-atividades);

2. Preencher o Formulário de inscrição (clique aqui);

3. Termo de compromisso assinado pelo candidato;

4. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

5. Histórico Escolar do Curso de Pós-graduação;

6. Plano de trabalho individual  elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina;

7. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

8. Enviar um e-mail com o assunto/título "Monitoria - Inscrição" junto com os arquivos digitalizados.

Observação : Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada.

 

 

14 - Revisão de Menção

1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui);

2. Digitalizar o formulário em formato PDF;

3. Enviar um e-mail com o título/assunto "Revisão de Menção", junto com os arquivos digitalizados em PDF.

A Secretaria do Programa encaminhará a solicitação ao professor responsável pela disciplina ministrada.

 

 

15 - Solicitação de Carteirinha Estudantil

Instruções (clique aqui)

 

 

16 - Matrícula em Disciplinas 

1. Consultar o Calendário Oficial da UnB  (clique aqui); 

2. Realizar a matrícula através do site MatriculaWeb -  https://matriculaweb.unb.br/posgraduacao/default.aspx

 

 

17 - Ementas das disciplinas

1. MatriculaWeb -

2. Site do Programa :  (em construção)

 

 

18 - Como se inscrever como Aluno Especial

1. Consultar o calendário oficial da UnB;

2. Conferir as instruções disponíveis em data oportuna no site do programa.

 

 

19 - Documentação necessária para Aluno Especial

 

Etapa 1

1. Formulário de inscrição - (clique aqui);

2. Exposição de motivos  - (clique aqui);

3. Currículo Lattes atualizado;

4. Diploma de Curso Superior;

5. Histórico do Curso de Graduação;

6. Carteira de Identidade;

7. CPF;

8. Título de eleitor com comprovantes da última votação / Declaração de quitação eleitoral expedida pelo site do TSE link:

9. Certificado de Reservista(apenas para sexo masculino);

10. Guia de recolhimento da União;

11. Taxa de Inscrição no valor de 71,00 reais.

 

Etapa 2

Caso o pedido seja aceito pelo professor da disciplina o candidato deverá realizar o pagamento de 101,00 reais por crédito. Após a confirmação do pagamento a matrícula será efetuada.

 

 

20 - Indicação/mudança de orientador(a)

1. Preencher formulário (indispensável a assinatura do/a orientador/a indicado/a (clique aqui);

2. Enviar formulário por e-mail em formato PDF.

 

 

21 - Auxílio Pesquisa

CHECK LIST - Auxilio financeiro ao estudante – Rubrica 339018.

Os processos deverão ser encaminhados ao DPG com os seguintes documentos:

1. Parecer o orientador;

2. Carta de aceite, para apresentação de trabalhos, ou planilha de custos nos casos de pesquisa de campo;

3. Anexar o Formulário de Auxilio Financeiro a Estudantes e Pesquisadores (cliquei aqui);4. Justificativa e plano de trabalho;

5. Enviar um e-mail com o título/assunto "Auxílio Estudantil", junto com os arquivos digitalizados em PDF;

Obs: O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDH)

 

Prestação de contas:

1. Formulário (clique aqui)

2. Cartões de embarque (quando houver);

3. Comprovante de diárias (quando houver);

4. Comprovante de despesas em geral (quando houver);

5. O prazo para envio é de até 15 dias após o término da viagem/pesquisa/trabalho;

6. É responsabilidade exclusiva do aluno enviar a documentação escaneada em formato PDF para o e-mail do PPGDH.

 



CHECK LIST – Inscrição em congressos – Rubrica 339039(Serviços Pessoa Jurídica)

Os processos deverão ser encaminhados ao DPG com os seguintes documentos:

1. Memorando do Coordenador de Pós-Graduação, indicando o valor a ser pago;

2. carta de aceite;

3. resumo do trabalho a ser apresentado;

4. Formulário de inscrição em eventos, disponível no site: (clique aqui).

 

CHECK LIST – Publicação de artigos – Rubrica 339039 (Serviços Pessoa Jurídica)

Os processos deverão ser encaminhados ao DPG com os seguintes documentos:

1. Memorando do Coordenador de Pós-Graduação, indicando o valor a ser pago;

2. PROFORMA INVOICE;

3. Primeira página do artigo, ou pequeno resumo;

4. FORMULÁRIO SISCOSERV, disponível no SEI;

 

 

22 - Pesquisador Colaborador

1. Formulário específico atualizado com todos os campos devidamente preenchidos (clique aqui);

2. Projeto de Pesquisa;

3. Plano de atividades;

4. Relatório das atividades desenvolvidas (no caso de renovação);

5. Currículo Lattes, completo e atualizado (para estrangeiros é permitido outro modelo de currículo);

 

Observações:

a) digitalizar toda a documentação em formato PDF;

b) Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: CREDENCIAMENTO PESQUISADOR COLABORADOR'.

O pedido é analisado pelo Colegiado do PPGDH.


PROCEDIMENTOS PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

a) Escolher a categoria do credenciamento: Júnior – possui título de mestre e está vinculado a Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado acadêmicos) e realiza pesquisa supervisionada ou acompanhada por um Professor Doutor da UnB –; Pleno – possui título de doutor ou qualificação de Professor Adjunto e realiza pesquisa individual autônoma –; e Sênior – possui qualificação de Professor Titular e realiza pesquisa individual autônoma, a ser julgada pelo grau de produção acadêmica consolidada e objetivada em publicações qualitativa e quantitativamente importantes;

b) Preencher dados pessoais do pesquisador;

c) Responder se é aposentado da Fundação Universidade de Brasília;

d) Responder se manterá vínculo com outra instituição. Caso afirmativo, escrever o nome da instituição;

e) Marcar o campo onde está escrito: “Declaro não possuir vínculo empregatício com a Universidade de Brasília”;

f) Datar e assinar o formulário.

 

 

23 - Credenciamento para Orientação Plena

1. Preencher formulário de forma completa; (clique aqui);

2. Currículo Lattes atualizado;

3. Digitalizar os documentos em formato PDF;

4. Carta de intenção/exposição de motivos;

5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:"CREDENCIAMENTO PARA ORIENTAÇÃO - NOME DO PROFESSOR".

O pedido será encaminhado a um parecerista e analisado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH)

 

 

24 - Credenciamento para Orientação Específica

1. Preencher formulário de forma completa; (clique aqui);

2. Currículo Lattes atualizado;

3. Digitalizar os documentos em formato PDF;

4. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:"CREDENCIAMENTO PARA ORIENTAÇÃO - NOME DO PROFESSOR"

 

Regulamentos e Resoluções:
 
1. Resolução CEPE 080/2017 - Regulamenta os cursos de Pós-Graduação na UnB
2. Regulamento do Programa - PPGDH/CEAM 
3. Resolução 250/2014 - Regulamenta a Cotutela de Estudantes de Mestrado e Doutorado na UnB
4. Resolução 171/2006 - Regulamenta o Credenciamento e o Registro de Pesquisadores Colaboradores
5. Resolução 02/2011 - Estabelece Critérios para o credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de Orientadores nos Programas de Pós da UnB
6. Resolução 8/90 - Dispõe sobre o sistema de Monitoria na UnB
7. Resolução 48/2003 - Dispõe sobre os Direitos Acadêmicos de Aunos regulares Portadores de necessidades Especiais (PNEs) da UnB
8. Resolução 02/2000 - Estabelece normas para o Estágio de Docência
9. Instrução Conjunta Nº1 de 2003 - Procedimentos pertinentes à matrícula de alunos regulares de graduação em disciplinas cadastradas no sistema de pós-graduação da UnB
10. Instrução 01/2015 - Dispensa do envio de exemplares  impressos de teses e dissertações
11. Resolução do DPG 005/2018 - Estabelece o prazo de permanência para alunos em licença maternidade
12. Regimento Interno do CEAM - regulamenta,  em  conformidade  com  o  Estatuto  e  o Regimento Geral da Universidade de Brasília (UnB), a organização e o funcionamentodo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).
13. ATO DA REITORIA N. 1113/2017 - Institui diretrizes para a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços da Universidade de Brasília, proíbe a exigência de comprovantes que constem na
base de dados da UnB ou de outros órgãos e ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País.
14. Resolução 1 de 2012 - Estabelece diretrizes de convivência na Universidade de Brasília
18. Portaria nº 156, de 28 de novembro de 2014 - Aprova o Regulamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP
19. Portaria nº 81, de 03 de Junho de 2016 - CAPES - Regulamenta as categorias de docentes que compõem os PPG's
 
 
 
 
 

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