1. Como realizar matrícula em disciplinas?

As matrículas são realizadas de forma on-line, dentro do prazo estipulado no Calendário Acadêmico oficial da UnB, por meio do portal do discente no SIGAA.

Instruções: clique aqui

 

 

2. Como realizar retirada de disciplina?

A retirada de disciplinas é realizada por meio do portal do discente no SIGAA. Deve ser observado o período para trancamento estipulado pelo programa de pós-graduação.

Para acessar esta opção, basta seguir o caminho: Ensino → Retirar Matrícula.

Veja no manual: clique aqui

  

 

3. Como realizar trancamento de disciplina?

O discente pode solicitar o trancamento de matrícula em componentes, desde que não tenham sido integralizados. Antes de solicitar essa opção, é necessário verificar com o orientador, pois ele deverá registrar a confirmação para o devido registro do trancamento. Além disso, deve ser observado o período para trancamento estipulado pelo programa de pós-graduação.

Para acessar essa opção, basta seguir o caminho: Ensino → Trancamento de Matrícula → Trancar

Veja no manual: clique aqui

  

 

4. Como solicitar aproveitamento de estudos?

1. Reunir a seguinte documentação:

1.1 - Formulário de solicitação, assinado pelo(a) orientador(a): (clique aqui);

1.2 - Ementa/Programa da Disciplina;

1.3 - Histórico Escolar;

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar para o e-mail do Programa com o título/assunto: "APROVEITAMENTO DE ESTUDOS"

A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

5. Como solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas como Aluno Especial?

1. Reunir a seguinte documentação:

1.1 - Formulário de solicitação, assinado pelo(a) orientador(a): (clique aqui);

1.2 - Declaração de disciplinas cursadas, emitida pela Secretaria de Administração Acadêmica - SAA (o(a) discente deve entrar em contato com a SAA e solicitar a declaração: (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

1.3 - Ementa/Programa da Disciplina;

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar para o e-mail do Programa com o título/assunto: "APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - ALUNO ESPECIAL"

A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

6. Como agendar Banca de Defesa de Dissertação/Qualificação de Mestrado ou de Defesa de Tese/Qualificação de Doutorado?

1. Preencher o formulário abaixo, conforme o caso, acessando através do e-mail institucional:

  • Formulário para Defesa de Dissertação (mestrado): clique aqui
  • Formulário para Defesa de Tese (doutorado): clique aqui
  • Formulário para Qualificação de Mestrado: clique aqui
  • Formulário para Qualificação de Doutorado: clique aqui

2. Somente em casos de banca de dissertação e tese o discente e os membros externos deverão realizar o cadastro de Usuário Externo no SEI/UNB, para posterior assinatura da ata de defesa - link para cadastro: clique aqui https://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

3. Após o preenchimento do formulário, aguardar o contato de confirmação do agendamento da Banca.

 

 

Composição das Bancas, conforme Resolução nº 80/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão:

  

Defesa de Dissertação / Qualificação de Mestrado

  • Presidente (docente orientador, sem direito a julgamento);
  • Membro titular externo à Universidade de Brasília;
  • Membro titular interno à Universidade de Brasília;
  • Suplente.

 

Defesa de Tese / Qualificação de Doutorado

  •  Presidente (docente orientador, sem direito a julgamento);
  • 1º Membro titular externo à Universidade de Brasília;
  • 2º Membro titular externo à Universidade de Brasília;
  • Membro titular interno à Universidade de Brasília;
  • Suplente.

  

 

Plataforma para realização de defesas remotas (online):

  • A UnB oferece, por meio de parcerias com a Microsoft e a RNP, serviços de web conferência que podem ser utilizados para as defesas, a saber: Teams – Microsoft (Office 365) e Conferência Web (https://conferenciaweb.rnp.br/). O acesso deve ser efetuado utilizando o e-mail institucional. No entanto, isto não impede que o(a) discente utilize outros recursos;
  • É responsabilidade do(a) discente criar e enviar o link aos membros da banca, bem como qualquer atividade referente à sala virtual;
  • As defesas realizadas exclusivamente de modo não presencial devem prever, obrigatoriamente, sua gravação.

 

  

7. Quais são os procedimentos pós-defesa de Dissertação / Tese? 

1. Enviar para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1.1 - Cópia do trabalho final (dissertação/tese) em formato PDF;

1.2 - Resumo do Trabalho, em arquivo separado e em formato PDF. O resumo deve conter:

-Nome Completo do/a Autor(a);

-Título;

-Nome do curso;

-Data da defesa;

-Nome Completo do Orientador;

-Resumo em Português;

-Palavras chaves em Português;

-Resumo em Inglês;

-Palavras chaves em inglês.

1.3 - Termo de Autorização para Disponibilização de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório da UnB preenchido (clique aqui);

  

Prazos para envio da documentação:

No caso de aprovação, a homologação ficará condicionada à entrega do trabalho definitivo no prazo de 15 (quinze) dias;

No caso de revisão de forma, a homologação ficará condicionada à entrega definitiva do trabalho revisado no prazo máximo de 30 (trinta) dias;

No caso de reformulação, o aluno ficará obrigado a apresentar e a defender, em caráter definitivo, uma nova versão do seu trabalho no prazo estabelecido, que não poderá ser superior a três meses para o Mestrado e a seis meses para o Doutorado.

 

 

8. Como solicitar prorrogação de defesa?

1. Preencher o formulário de maneira completa: (clique aqui);

2. Enviar para o(a) orientador(a) o status atual da Tese/Dissertação escrita até o momento;

3. Obter parecer do(a) orientador(a) concordando com o pedido de prorrogação do prazo;

4. Elaborar uma carta de solicitação e cronograma com previsão do prazo de conclusão das atividades;

5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

6. Enviar para o e-mail do Programa com o título/assunto: "PRORROGAÇÃO DE DEFESA + NOME DO(A) ALUNO(A)".

Observação: Não será concedida a prorrogação para discente com pendência de créditos.

A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

9. Como realizar trancamento do semestre? 

1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui);

2. Obter parecer do orientador;

3. Digitalizar os documentos em formato PDF;

4. Enviar para o e-mail do Programa com o título/assunto:" TRANCAMENTO DO SEMESTRE - PERÍODO xx/202x "

A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH).

 

 

10. Como obter declaração de Aluno Regular, declaração para Passe Livre Estudantil, Comprovante de Matrícula e Histórico Escolar?

Estes documentos são emitidos de maneira digital através do portal do discente no SIGAA.

Instruções: acesse o manual do SIGAA (clique aqui)

   

 

11. Como solicitar indicação/mudança de orientador?

1. Preencher o formulário de solicitação: (clique aqui);

2. Enviar para o e-mail do Programa com o assunto "INDICAÇÃO/MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO";

3. A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH)

 

 

12. Como solicitar coorientação? 

1. Reunir a seguinte documentação:

1.1 - Carta do(a) orientador(a) indicando a coorientação;

1.2 - Formulário de solicitação preenchido pelo(a) coorientador(a) (clique aqui);

1.3 - Currículo Lattes atualizado do(a) coorientador(a);

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: "COORIENTAÇÃO - MESTRADO/DOUTORADO".

A solicitação é analisada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/PPGDH) e posteriormente homologada pelo Colegiado do Programa.

 

 

13. Como solicitar bolsa de estudos? 

1. Preencher o formulário de cadastro (clique aqui);

2. Preencher o Termo de compromisso (imprescindível a assinatura do orientador) (clique aqui);

3. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

4. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: "SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS + O NOME DO ALUNO".

 

 

14. Como solicitar licença maternidade?

Conforme Resolução CPP Nº 04/2020, são asseguradas às discentes em licença maternidade:

I. Trancamento Geral de Matrícula por Maternidade; e

II. Extensão adicional do prazo máximo de permanência por 6 (seis) meses.

 

Para realizar o Trancamento Geral de Matrícula, a discente deve enviar a certidão de nascimento juntamente com a solicitação para o e-mail do Programa.

 

Para Extensão adicional do prazo máximo de permanência, a discente deverá enviar a solicitação para o e-mail do Programa antes do final do período do Trancamento já concedido.

  

 

15. Como solicitar monitoria? 

1. Verificar o prazo no calendário acadêmico oficial da UnB (http://www.saa.unb.br/pos-graduacao/65-calendario-por-atividades);

2. Reunir a seguinte documentação:

-Formulário de inscrição (clique aqui);

-Termo de compromisso assinado pelo candidato;

-Histórico Escolar do Curso de Graduação;

-Histórico Escolar do Curso de Pós-graduação;

-Plano de trabalho individual  elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina;

3. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

4. Enviar para o e-mail do Programa com o assunto/título "Monitoria - Inscrição".

Observação : Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada.

 

 

16. Como solicitar revisão de menção?

1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui);

2. Enviar o formulário preenchido, em formato PDF, para o e-mail do Programa com o título/assunto: "REVISÃO DE MENÇÃO"

A Secretaria do Programa encaminhará a solicitação ao professor responsável pela disciplina ministrada.

 

 

17.Como cursar disciplinas do Programa como Aluno Especial?

Aluno especial é uma modalidade de matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação stricto sensu destinada para portadores de diploma de nível superior que não estejam regularmente matriculados em cursos pós-graduação stricto sensu na Universidade de Brasília.

Todas as informações necessárias para participação estão dispostas em edital específico, que é publicado regularmente todo semestre no site do Programa.

Site: http://www.ppgdh.unb.br/index.php/acessorapido8

  

 

18. Como me credenciar para orientação junto ao Programa?

Os docentes podem ser credenciados como orientadorcoorientador e orientador específico. Todos devem possuir o título de Doutor(a) e ter a proposta de credenciamento aprovada pelo colegiado do programa.

 

Acesse a Resolução CEPE 0080/2021 para mais detalhes sobre cada tipo de vínculo clicando aqui.

Orientador do PPG, vide o artigo 22 da CEPE 0080/2021;

Coorientador, vide artigo 23 e parágrafos seguintes; e

Orientador específico, vide artigo 22, parágrafo 3º.

  

Para realizar o pedido de credenciamento junto ao Programa:

1. Reunir a seguinte documentação:

I - Formulário de solicitação preenchido (clique aqui);

II - Currículo Lattes atualizado;

III - Carta de solicitação/anuência do(a) orientador(a) titular (somente para coorientação).

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar para o e-mail do Programa com o assunto/título "CREDENCIAMENTO + NOME DO(A) PROFESSOR(A)".

A solicitação é analisada pelo Colegiado do PPGDH.

 

Observação: professores(as) externos/sem vínculo com a Universidade devem antes solicitar credenciamento como Pesquisador(a) Colaborador(a) junto ao Programa (ver orientações no item abaixo).

 

 

19. Como solicitar credenciamento de Pesquisador(a) Colaborador(a)?

O vínculo de Pesquisador(a) Colaborador(a) atualmente é regulamentado pela Resolução CEPE Nº0047/2022. Indicamos a leitura completa desta resolução antes da solicitação de credenciamento. Acesse a resolução clicando aqui.

 

 

Para vinculação como Pesquisador Colaborador Sênior e Pleno:

1. Reunir a seguinte documentação:

I - Formulário de solicitação preenchido (clique aqui);

II - Currículo Lattes atualizado do candidato nos últimos 90 (noventa) dias anteriores à solicitação;

III - Projeto de Pesquisa, contendo a formulação do problema, o objetivo,a justificativa, a metodologia e o cronograma de execução;

IV - Cópia do diploma de Doutorado expedido por instituição nacional ou estrangeira;

V - Relatório de atividades executadas no período anterior (em caso de renovação).

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar para o e-mail do programa com o título/assunto: "CREDENCIAMENTO PESQUISADOR COLABORADOR".

 

 

Para vinculação de Professores aposentados, Honoris Causa e Eméritos da Universidade de Brasília:

1. Reunir a seguinte documentação:

I - Ato de Credenciamento como Orientador(a) no PPG;

II - Formulário de solicitação preenchido (clique aqui);

2. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;

3. Enviar para o e-mail do programa com o título/assunto: "CREDENCIAMENTO PESQUISADOR COLABORADOR".

 

 

Para vinculação como Pesquisador Colaborador Assistente Júnior I e Júnior II, o pedido deverá ser formulado pelo Professor Supervisor e deverá ser instruído com:

I - Formulário de solicitação preenchido (clique aqui);

II - Projeto de Pesquisa do Professor Supervisor;

III - Currículo Lattes atualizado do candidato a Pesquisador Colaborador nos últimos 90 (noventa) dias anteriores à solicitação;

IV - Plano de Trabalho a ser executado pelo candidato a Pesquisador Colaborador, vinculado ao Projeto de Pesquisa do Professor Supervisor;

V - Cópia do diploma da última titulação expedido por instituição nacional ou estrangeira;

VI - Em caso de renovação, deverá ser apresentado Relatório de Atividades.

Após reunir a documentação indicada acima, enviar para o e-mail do programa, em formato PDF, com o título/assunto: "CREDENCIAMENTO PESQUISADOR COLABORADOR JÚNIOR".

 

A solicitação é analisada pelo Colegiado do PPGDH.