Da UnB Agência

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) é constituído por Mestrado Acadêmico de natureza interdisciplinar, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília – CEAM/UnB.

A compreensão dos direitos humanos e da cidadania implica no estabelecimento de um diálogo permanente com diversas áreas do conhecimento, principalmente aquelas cujos conteúdos disciplinares permitem uma visão ampliada ao nível filosófico, histórico, social e cultural.

A área de concentração do PPGDH está centrada na concepção de direitos humanos como uma construção histórica implementada por meio de ações coletivas voltadas para a conquista da dignidade humana por meio da luta cotidiana para garantir e criar novos direitos. O ponto de partida são os bens materiais e imateriais necessários à vida digna.

A interculturalidade dos direitos humanos coloca questões em relação ao seu caráter universal e propõe um diálogo intercultural para estabelecer a troca entre saberes de diferentes culturas com seus universos de sentido diferentes.

Por outro lado, a cidadania é um processo em construção no sistema de relações sociais e institucionais que se refere a práticas conflitantes relativas ao poder vigente. A cidadania se desdobra na postura passiva de cliente do Estado e/ou na participação ativa na vida pública. Os movimentos e redes sociais organizados em diferentes matizes identitários constituem as bases sociais de reivindicação dos direitos de cidadania e da garantia da efetividade do processo democrático.

O PPGDH encontra-se vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), unidade acadêmica constituída em 1986 e integrada por 34 núcleos temáticos. Dentre os diferentes núcleos, se destaca o Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP), com 28 anos de atividades na área de ensino, pesquisa e extensão, do qual partiu a iniciativa da proposta da Pós-Graduação em  Direitos Humanos e Cidadania. É composto por professores pesquisadores seniores de diferentes unidades acadêmicas da UnB e desenvolve uma linha de pesquisa em educação em direitos humanos e projetos de extensão vinculados especialmente ao Direito Achado na Rua, vertente teórico-crítica da área do direito coordenada pelo professor José Geraldo de Sousa Junior com reconhecimento acadêmico nacional e internacional e a Secretaria de Estado da Educação do DF.

 

 

 CONHEÇA O PROGRAMA

 

Objetivos gerais

Formação qualificada de docentes, pesquisadores e gestores para a promoção, defesa e efetivação dos direitos humanos e da cidadania, com a finalidade de atuar no ensino superior, na pesquisa avançada, na elaboração, planejamento e gestão de políticas públicas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e histórico-crítica dos direitos humanos.

 

Objetivos específicos

Fomentar a produção e difusão de conhecimento a respeito da relação entre os direitos humanos e cidadania.
Estabelecer intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa nesta área de conhecimento e áreas afins em   internacional, nacional, regional e local.

Contribuir para a consistência do conhecimento, da elaboração e da execução de propostas de políticas públicas em direitos humanos e cidadania, respondendo às demandas oriundas da sociedade civil e de instituições públicas, com destaque para a região centro-oeste.

Desenvolver junto ao corpo discente um perfil de competências profissionais (técnica e éticas) em suas diversas áreas de atuação, por meio de um processo gradativo de transferência de autonomia, no exercício das atividades relacionadas aos direitos humanos e à cidadania.

Implementar estratégias de articulação entre diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação no âmbito da Universidade de Brasília, visando à ampliação e melhoria da qualidade das produções científicas discentes e docentes.

Consolidar a universidade de Brasília como um centro de referência para a formação, pesquisa e difusão de conhecimento no campo dos direitos humanos e da cidadania, atuando em parceria com outros centros e instituições e em interlocução com a sociedade civil.


Público Alvo

Profissionais voltados para o exercício da docência e da pesquisa, com interesse na formação em direitos humanos e cidadania, em perspectiva interdisciplinar.

Profissionais vinculados à área de gestão de políticas públicas, interessados na abordagem interdisciplinar dos direitos humanos e cidadania.

Membros da sociedade civil organizada comprometidos com atuação na área dos direitos humanos e cidadania, interessados no aprimoramento acadêmico.

Área de concentração: Direitos Humanos e Cidadania
 

O Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania está organizado em três linhas de pesquisas:

 

Linha de Pesquisa 1 – Educação em e para Direitos Humanos e Cidadania – Está pautada no campo da educação em e para os direitos humanos, tendo em vista uma educação crítica voltada para a análise das políticas educacionais e de formação de educadores, considerando os processos de subjetivação, a interculturalidade e a diversidade cultural, os movimentos e as redes sociais, a inclusão social, a democracia e a cidadania.

 

Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Diversidade Sexual e de Gênero, Raça e Etnia - Esta linha reconhece a importância histórica das políticas públicas de direitos humanos para a garantia da cidadania e a construção de valores éticos balizadores a cultura democrática para uma efetiva inclusão social. Trata a questão da democracia participativa e representativa como elemento fundamental para garantir os direitos humanos, além do reconhecimento das identidades/diversidades de indivíduos e grupos sociais e o papel dos movimentos sociais na conquista de direitos.

 

Linha de Pesquisa 3 – Democracia, Constitucionalismo, Memória e História - Está centrada na concepção de direitos humanos como uma construção histórica implementada por meio de ações coletivas voltadas para a conquista da dignidade humana por meio da luta cotidiana para garantir e criar novos direitos. O ponto de partida são os bens materiais e imateriais necessários à vida digna.

 


 

 
 

 

 

 

 

 

 
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.